HOME
HOME
Releases
Segunda-Feira, 31 de Julho de 2017, 08h45   (Atualizada 31/07/2017 às 08:45)

Projeto Cores de Santo Antônio entra em nova fase

O projeto de Arte Sacra e Espaço Litúrgico Celebrativo da paróquia Santo Antônio em Sinop MT, tem novas ações, a partir da próxima terça-feira, oito de agosto de 2017.

 

A artista plástica Mari Bueno segue com o trabalho que vai dar para a obra da mais antiga igreja católica de Sinop, um visual e um sentido ligados a arte e a liturgia. Até o final do trabalho, em dezembro deste ano, serão utilizados mosaicos, vitrais e pinturas.  

 

Os mosaicos da parte externa são de vidros coloridos, vieram de Itatiba, SP.  Mari Bueno fez os desenhos e o fornecedor se encarregou de colar as pastilhas, além de instalar as peças nas laterais da igreja. A atividade foi encerrada nesta sexta-feira (28).

 

"Esse fornecedor já  nos atendeu em outros projetos. Os vidros são de alta qualidade, para suportar as mudanças de temperatura e o desgaste natural.  Desta forma, não vão desbotar contribuindo para a longevidade das  obras," define a artista plástica.

 

A partir de agora, serão instalados os mosaicos na parte da frente da igreja. Eles são de pastilhas de cerâmica, adquiridos em uma empresa local.  Foram montados no ateliê de Mari Bueno, em seguida recortados e desmontados. Por meio de um gabarito, cada peça será fixada.

 

Ao final, quem passar pela Avenida das Sibipirunas, no centro de Sinop, verá uma imagem de Santo Antônio, com 5,5 metros de altura, além dos detalhes nas laterais e as 15 estações da via sacra, que serão fixadas no jardim em torno da igreja.

 

Para alcançar a altura de quase 15 metros, será utilizada uma estrutura de andaimes, além do auxilio do Corpo de Bombeiros, para a artista plástica e um ajudante.

 

A igreja de Santo Antônio é a primeira de Sinop, fundada em 1974. Foi construída em madeira e depois de alvenaria. Na terceira edificação, terá a atenção de uma das mais requisitadas artistas sacras do país. Além de Sinop, Mari Bueno tem trabalhos em igrejas nas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Matupá e estuda projetos em outros dois estados.

 

Seguindo a mesma temática, já expôs suas obras (telas) em países como Portugal, Espanha e Itália.  Atualmente, faz uma especialização em Mariologia, nas instalações da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, interior de São Paulo.

 

O projeto é realizado em conjunto com a Organização Social Ação Cultural e conta com o Patrocínio do Ministério da Cultura do Brasil, via lei Rouanet, além do apoio da comunidade da paróquia Santo Antônio, pioneiros de Sinop e das empresas locais.

Fonte: Luciano Vendrame/BW Comunica
+ Fotos
Voltar